domingo, 30 de abril de 2017

Voleibol azul



Este sábado fui ver o Belenenses x Ribeirense em Voleibol, segundo jogo da meia-final do Nacional de Voleibol feminino. Via as nossas jogadoras na sua luta pelo melhor resultado possível - e há que reconhecer que perderam com justiça - e pensava que o "Volei" belenense cumpre em 2018/2019 a bonita idade de 80 anos desde o surgimento da secção, pelas mãos de Fernando Sousa Lago e, claro está, Acácio Rosa.

A modalidade conheceu grandes interrupções no seio do Clube, mas o Belenenses foi - a par do Técnico e de outros rivais lisboetas - o Clube fundador do Voleibol competitivo em Portugal. Foi um dos emblemas fundadores da AVL [1] - Associação de Voleibol de Lisboa -, sendo primeiro presidente desta Associação o belenense Fernando Sousa Lago.

Sobre os primórdios do Voleibol belenense vale a pela ler as páginas que ao tema dedica Homero Serpa no seu "Camisola azul e Cruz ao peito" (páginas 154 a 158). Nesta obra se refere como foi o Belenenses um dos promotores do Voleibol em Portugal, como resolveram os belenenses o problema da ausência de um campo para a prática da modalidade no seu campo desportivo das Salésias ou quem foram os primeiros campeões azuis da Divisão de Honra lisboeta em 1942/1943.

Não se diga pois que "não há tradição de Voleibol no Belenenses". Não é verdade.

De resto, e de acordo com dados disponíveis no site da AVL [2], o Belenenses é, de entre os 31 emblemas listados como membros da Associação, o quinto emblema com maior número de praticantes da modalidade - 123 atletas inscritas, todas do sector feminino -, à frente de rivais como o Benfica, sendo que o clube que maior número de atletas apresenta é um colégio que só na categoria de "minis" contabiliza quase uma centena de praticantes...

Este é, de acordo com o site oficial do nosso Clube, e para lá da importância "imaterial" do Belenenses para a história da modalidade em Portugal, o palmarés da secção:

1 Campeonato Nacional da 1ª Divisão no Sector Feminino
3 Campeonatos Nacionais de Juniores
1 Campeonato de Lisboa de Juniores
7 Taças da Associação de Voleibol de Lisboa, no Sector Feminino
2 Taças da Associação de Voleibol de Lisboa de Juniores no Sector Feminino
1 Campeonato de Lisboa de Juniores no Sector Feminino
1 Campeonato de Lisboa de Infantis no Sector Feminino

Notas:
[1] " Associação de Voleibol de Lisboa (A.V.L.) nasceu de uma reunião de clubes, promovida pela Associação Cristã da Mocidade (A.C.M.), a 28 de Dezembro de 1938, tendo como primeira sede o Nº 335 da Rua de S. Bento. É a associação de voleibol mais antiga do País. De facto, a A.C.M. representou um papel preponderante na implementação e divulgação da modalidade não só em Lisboa, mas também em todo o Continente. Editou inclusivamente o primeiro Livro de Regras, baseado nas regras americanas então vigentes. Entre os doze clubes fundadores, contam-se alguns dos mais proeminentes clubes do Panorama Desportivo Nacional da altura, como o Sport Lisboa e Benfica, o Sporting Clube de Portugal e Clube de Futebol 'Os Belenenses'.", Site da AVL.
[2] Dados da temporada 2014/2015, Site da AVL.